Quando comecei a Estar, há 10 anos, nem imaginava a abrangência de serviços que prestaria, como faço hoje.
Antes de chegar na organização e arteterapia, meu trajeto teve início na arquitetura: sou formada pela FAAP desde 2006 e sempre gostei dessa área pois a arquitetura tem o objetivo de concretizar sonhos; edificamos o que está no mundo das ideias e, de repente, aquilo é materializado. Esse é um dos motivos pelos quais relaciono a arquitetura como uma manifestação do inconsciente.
Mas como me aprofundei nessa ideia e a combinei com a organização e arteterapia?
Ao longo do meu processo profissional fui percebendo no mercado que alguns arquitetos gostam de criar uma assinatura em seus projetos, algo que nunca me identifiquei. Assim, comecei a dar ênfase e importância para uma arquitetura mais antroposófica e afetiva.
Daí veio o conceito de unir o desenvolvimento do projeto com o autoconhecimento. Mas como isso funciona? Explicando de maneira resumida, quando um projeto começa a ser elaborado, é feito um mapa astral de todos os moradores da casa, para assim conhecer cada um que lá habitará.
Então, procuro trabalhar nos projetos estímulos e experiências, dando a chance de despertar os sentidos, através de texturas, cores, cheiros e futuramente, sabores. Esse espaço toma outro significado, possibilitando a criação de novas memórias.
Alguns devem ter percebido que o nome da página passou a ser ESTAR, gostaria de contar para vocês o que vem por trás dessa nova designação.
Uma das definições de Estar no dicionário é “encontrar-se (em certo momento ou lugar, transitoriamente)”; vi que esse verbo carrega consigo grande parte do conceito do meu trabalho, que não depende apenas de mim, mas também do cliente. Ambos tem que estar presentes e ativos.
E como todo e qualquer processo, meu trabalho é transitório e por meio dele, em conjunto, geramos uma transformação. É estar aberto a uma nova vivência. Estar confortável consigo e com sua casa. É estar feliz. Já sabe qual Estar falta em sua vida?
O texto de hoje é muito especial pois nele apresentarei a vocês a nova identidade visual da marca. Quem acompanha nosso Instagram sabe que nos últimos dias tiveram várias novidades lá no feed e durante a semana publicarei textos abordando todas elas e aos pouquinhos mostrando a vocês tudo o que precisam saber sobre a nova Estar.
Novo Logo E A Relação Com o Tarot
Hoje vou falar sobre o novo logo, que por acaso carrega muitos significados (afinal, aqui amamos simbologias rs). Não há como começar a história sem antes contar que estudo tarologia há mais de um ano, acho curioso como nosso subconsciente se revela através da leitura das cartas, ou seja, é menos místico do que aparenta.
A ideia principal do desenho do logo foi tirada da carta de tarot da estrela. Para quem não sabe, sintetizando bem, essa carta representa o caminho da esperança. Ela retrata o mito grego de Pandora, no qual é explicado a existência da mulher e dos males do mundo. Zeus, deus dos deuses, monta um plano para se vingar de Prometeu – que roubou o fogo dos deuses e concedeu a capacidade de controlá-lo aos homens. Zeus então cria a primeira mulher, e cada um dos deuses dotou-a com uma de suas características, assim nasceu Pandora, que significa todos os dons.
Pandora é oferecida a Epimeteu, irmão de Prometeu, que aceita o presente e decide casar-se. Pandora trazia consigo uma arca, que era proibida de abrir. Um dia, cheia de curiosidade a mulher decide espiar o que ficava em segredo e quando abriu a caixa de imediato se escaparam todos os males que até então os homens não conheciam, como a guerra, doenças, a mentira, o ódio etc. Assustada, Pandora fecha a tampa rapidamente, com isso ela conseguiu preservar a única coisa positiva que lá possuía, a esperança. Portanto o mito da caixa de Pandora mostra como o homem é capaz de manter-se perseverante mesmo em situações adversas.
Sempre me senti bastante atraída por essa carta, tanto por sua ilustração como por seu significado. A partir daí comecei a extrair os elementos que mais faziam sentido para mim e que mais expressavam aquilo que faço.
A mão trouxe o significado do fazer manual e do cuidado, sintetizando toda a essência do meu trabalho. A libélula significa se desprender das ilusões. Mas afinal, o que seriam essas ilusões? Manter roupas que já não nos servem mais, guardar coisas que já não fazem parte do nosso momento presente, preservar recordações de histórias que já acabaram e por aí vai. Tudo a ver com o trabalho da reorganização de espaços e com o processo da arte terapia, mudanças de fora para dentro e de dentro para fora. Por fim, as estrelas que remetem à esperança, uma luz tênue que brilha e guia mas não se dissipa totalmente na escuridão.
Todo o desenho foi pensado e desenvolvido com muito carinho e cuidado, a fim de irradiar todo o amor, dedicação e zelo que tenho pelo meu trabalho, processos e clientes.
Espero que tenham gostado tanto quanto eu! Semana que vem voltamos com mais novidades, até lá.
A casa e o corpo são assuntos muito relevantes para mim. Quando comecei a trabalhar com organização pessoal e atender pessoas, passei a perceber que essa relação era muito mais forte do que eu imaginava e então comecei a estudar para agregar ao meu atendimento soluções mais permanentes de organização e mais relevantes que somente a estética. Claro que tudo é importante, mas para alguém que traz algo dentro de si essa é a primeira coisa que desaparece quando a pessoa se depara com seus conteúdos.
Quando estava cursando a pós-graduação em arteterapia percebi isso ainda mais fortemente quando experimentei uma vivência sobre os chakras e a partir daí, notei que não basta só organizar a casa, mas também organizar o corpo, o que é fundamental no processo de organização.
A Criação da Linha de Caixinhas Rainbow
Pensando nisso surgiu a ideia de fazer a linha de caixinhas Rainbow, que alude ao arco-íris, que também são cores dos sete chakras. Essas caixas contém 1 defumador de ervas naturais e 1 pote de banho de ervas que você pode fazer para estimular o campo energético do chakra escolhido, equilibrando assim os pontos que precisam ser trabalhados.
O Que São Chakras?
Os chakras são centros organizadores para percepção, assimilação e transmissão das energias vitais. Cuidar dessas energias significa organizar sistemas internos, nutrir sistemas energéticos para alcançar o equilíbrio. Eles formam a rede que coordena nosso complexo sistema mente e corpo.
Do comportamento instintivo às estratégias conscientes, das emoções às criações artísticas, os chakras são os programas que governam nossa vida, os amores, a aprendizagem e a iluminação.
Como sete modalidades vibratórias, eles formam uma mítica ponte do arco-íris, um canal de conexão entre o céu e a terra, a mente e o corpo, o espírito e a matéria, o passado e o futuro.
O corpo é um veículo da consciência. Os chakras são o combustível que fazem o veículo se mover, atravessando provações, atribulações e transformações.
Caixinhas terapêuticas com banhos de ervas e defumadores
“Neste instante, esteja onde estiver, há uma casa com seu nome. Você é o único proprietário, mas faz tempo que perdeu as chaves. Por isso, fica de fora, só vendo a fachada. Não chega a morar nela. Essa casa, teto que abriga suas recônditas e reprimidas lembranças, é seu corpo. ” Trecho do livro: “O corpo tem suas razões” de Thérèse Bertherat e Carol Bernstein.
Desde que comecei a trabalhar com organização pessoal trato o corpo como uma casa. Não dá para separar a casa “edificação” da casa “pessoa” e “corpo.” Tudo o que expressamos na nossa vida domiciliar é uma manifestação do nosso inconsciente, das nossas emoções e estados de espírito.
Sobre as caixinhas
As caixinhas com banho de ervas e defumadores de ambientes são mais uma ferramenta para nos trazer para dentro, é um convite a se organizar energeticamente e se alinhar com seu mundo externo. Dei o nome de linha Rainbow fazendo uma alusão a esse fenômeno lindo da natureza que eu tanto amo e que está representado nos nossos chakras.
Eles são 7:
Chakra Raiz representado pela cor vermelha. “Eu sou confiante.”
Chakra Sacral representado pela cor laranja. “Eu sou criativo e cheio de alegria.”
Chakra Plexo Solar representado pela cor amarela. “Eu sou capaz e forte.”
Chakra Cardíaco representado pela cor verde. “Eu sou Amor.”
Chakra Laríngeo representado pela cor azul claro. “Eu expresso a minha verdade através da palavra.”
Chakra Frontal representado pela cor azul escuro. “Eu sou calmo e soluciono qualquer problema.”
Chakra Coronário representado pela cor roxa. “Eu estou conectado e em paz.”
Cada caixinha contém:
01 defumador de ambientes de ervas naturais 02 banhos de ervas no potinho de vidro
Deixe uma cor te escolher, não se preocupe em saber pela razão qual seria a escolha ideal. Trabalhe sua intuição. Esteja presente. Se dê esse carinho!
Para comprar a sua, clique aqui . O envio será calculado de acordo com o local da entrega.