O Novo Campo da Arte Terapia

No Brasil a arte terapia é um campo muito novo, tem apenas 30 anos e como a maioria das novas disciplinas não é muito bem compreendida, sendo que em alguns lugares nem conhecida ainda é, podendo ser mesmo confundida com arte educação.

Muitos pensam que arte terapia significa trabalhar com arte, com aqueles que são diferentes do que é considerado normal, mas a definição da arte terapia não deriva do público com quem se trabalha mas sim do local em que ela é aplicada.

O Novo Campo da Arte Terapia

O Que É Arte Terapia

A essência da arte terapia consiste em envolver duas partes que compõem seu nome, entendendo a atividade da arte primeiramente como terapêutica, o que inclui tanto o diagnóstico como o tratamento. Para ser um efetivo terapeuta você deve analisar quem ou o quê está tratando, mas para ser uma arte terapeuta você precisa conhecer muitíssimo sobre ambos os componentes dessa híbrida disciplina.

É necessário conhecer arte: o meio e processo e sua natureza e potencial. É preciso conhecer o processo criativo, a linguagem das artes e a natureza dos símbolos, das formas e conteúdo.

Também é preciso conhecer terapia. É preciso saber sobre si mesmo e sobre os outros em termos de desenvolvimento, psicodinâmicas e relações interpessoais.

Por último, é preciso saber sobre a natureza da relação de tratamento e os principais mecanismos que ajudam os outros a mudar.